Dada a largada para o Salão de Humor de Piracicaba

No dia 22 de agosto, aconteceu a abertura do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

O Salão chega, em 2015, à sua 42º edição consecutiva e é o mais tradicional evento de humor gráfico do Brasil e um dos maiores do gênero no mundo. Ao todo, são mais de 50 atividades que acontecem em Piracicaba e na Capital paulista. A mostra fica aberta para visitação gratuita até o dia 4 de outubro.

Caricatura de Alexandre Roberto de Souza, do Brasil.

Caricatura de Alexandre Roberto de Souza, do Brasil.

O Salão foi criado em 1974, em plena ditadura militar, como forma de protesto, por um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais de Piracicaba. Com o apoio de alguns dos cartunistas mais importantes do País, como Millôr Fernandes, Zélio, Zélio Ziraldo, Jaguar e Fortuna, foi projetado nacionalmente e também no Exterior.

Em 2015, a mostra principal vai contar com 429 obras selecionadas dentre as quase três mil inscritas por artistas gráficos de várias partes do mundo. São 128 cartuns, 114 caricaturas, 95 charges e 49 tiras/histórias em quadrinhos, além de 43 trabalhos com o tema “Corrupção”.

Caricatura de Mihail Ignat, da Romênia.

Caricatura de Mihail Ignat, da Romênia.

Além da mostra competitiva, há mais de 20 exposições paralelas em diferentes locais de Piracicaba e na Capital paulista.

Estão programados ainda lançamentos de livros e workshops, além da “Caminhada com Humor” (30 de agosto), do Festival Paulista de Circo (27 a 30 de agosto) e de espetáculos teatrais infantojuvenis levados pelo projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal.

Caricatura de Arash Forouhi, do Irã.

Caricatura de Arash Forouhi, do Irã.

 

Outro destaque é o Salãozinho, uma mostra com trabalhos de humor produzidos exclusivamente por jovens artistas, de sete a 14 anos de idade.

Caricatura de Ba Bilig, da China.

Caricatura de Ba Bilig, da China.

O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu Piracicaba).

Caricatura de Dereck Lopes Teixeira, do Brasil.

Caricatura de Dereck Lopes Teixeira, do Brasil.

Indicar para um amigo: