Fabiana Schaeffer: pensar diferente para sair da crise

Há 15 anos atuando no mercado, Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da Netza, é especialista em ações de live marketing dentro do mercado automotivo. A agência já foi responsável por grandes ativações, entre elas a Convenção Nacional de Concessionários 2014 da Honda, a AMG Experience para a Mercedes-Benz e o estande da Embraer na Laad 2015.

Nesse ano, a empresa conquistou mais dois troféus Globes Awards para seu portfólio, sendo um Prata na categoria Melhor Uso de Mídia Interativa, com promoção Honda Fit, e um Bronze em Melhor Campanha Gerando Incremento de Volume com a mesma ação.

O Promoview conversou com a especialista para saber um pouco mais sobre como a Netza tem se mantido firme perante a crise econômica que atinge o País e os segredos para se atuar com maestria no segmento automotivo.

FABIANA SCHAEFFER - entrevista

Promoview: Fabiana, como foi esse primeiro semestre de 2015 para a Netza?

Fabiana Schaeffer: O primeiro semestre foi muito bom, mesmo com a crise. Isso porque sempre tivemos uma equipe multidisciplinar, portanto conseguimos focar nas áreas de mais resultados e não sofrer com a queda de outras.

Em outras palavras, somos eficientes. Além disso, temos a estratégia de manter uma carteira de clientes fiéis que permitam total envolvimento e dedicação aos projetos on demand.

Promoview: Como vocês têm se planejado para contornar a crise?

Fabiana Schaeffer: Há dois anos a Netza trabalha a conceitualização, criação e produção de cenografia internamente, mantendo a inteligência de design e arquitetura dos eventos dentro da agência, e, com isso, não terceirizamos mais projetos, e sim criamos internamente e trabalhamos na construção diretamente com o cenógrafo e definitivamente somos muito mais competitivo em preço.

Promoview: Nesse ano, a agência foi responsável pelo evento de lançamento do Honda HR-V. Como foi o processo de planejamento e execução desse projeto?

Fabiana Schaeffer: Para o lançamento do Honda HR-V no Brasil, a Netza planejou, organizou e desenvolveu o evento para concessionários jornalistas do setor automotivo, que puderam testar o novo modelo em um test-drive pela região central da Capital Federal.

Montamos um roteiro para test-drive do automóvel com condições ideais para que os jornalistas pudessem experimentar todas as qualidades do novo produto, além de proporcionar a apresentação do carro e visita no Showroom HR-V no hotel em que estavam hospedados, seguido de jantar e show.

Além dos dias de teste, com trechos urbanos e rodoviários, os convidados ainda participaram de uma interação por meio do HR-V Experience: receberam informações de vários features do HR-V indicados no mapa ao longo do percurso, e, à noite, foram recepcionados em um jantar especial realizado no próprio hotel.

Promoview: Qual o feedback desse job?

Fabiana Schaeffer: A melhor possível. Ações específicas para jornalistas do setor automotivo, como os test-drive, funcionam bem. Para este job, especificamente, havia uma necessidade de ruptura no formato sobre como os conteúdos seriam apresentados para esses convidados.

Cada ferramenta tem um objetivo específico, seja para alavancar vendas, exposição nos canais on-line da marca, ativação em eventos, fidelização de clientes, divulgação de produtos a um determinado público. O retorno de cada ação é mensurada, mas os resultados são nítidos: aumento de venda, novos clientes, novos negócios, mais exposição.

Promoview: Uma das grandes apostas do mercado para o próximo ano é o marketing esportivo. Como a Netza tem se preparado para os Jogos Rio 16?

Fabiana Schaeffer: As ações para o marketing esportivo possuem uma característica diferenciada, pois atingem o consumidor em seus momentos de lazer. Sabemos que nos dias de hoje é preciso inovar para alcançar as metas estratégicas, seja em qualquer área do marketing que atuemos. E é dessa forma que estamos nos preparando, com um bom briefing com necessidades claras e objetivos definidos, independente de qualquer projeto, seja para as Olimpíadas ou não.

Promoview: Para você, quais são as mudanças necessárias no live marketing para que o setor se recupere da crise e dê um passo em direção ao crescimento?

Fabiana Schaeffer: Não é só o setor que precisa mudar para crescer, o País precisa. Para o mercado, essa é uma boa hora para que as medidas que vêm sido discutidas há tempos, sejam introduzidas gradualmente e que venham acompanhadas de reformas para abrir os mercados e lutar contra vantagens injustas.

Promoview: A Netza é especialista em ações de sucesso para marcas do setor automotivo. Quais são os principais desafios de se trabalhar com esse segmento?

Fabiana Schaeffer: A Netza começou a desenvolver projetos para a indústria automotiva por causa da forte ligação que temos com a F1 aqui no Brasil, onde atendemos há 15 anos, mais de dez escuderias no Grande Prêmio.

O mercado começou a nos identificar pela expertise com as marcas envolvidas no circuito e nosso time foi se especializando no escopo de outras ações para diversas marcas em diversos modelos: test-drives, eventos para imprensa, lançamentos, ações para concessionários e clientes, exposições e feiras, ativações, guerrilha, entre outros.

É preciso ter referências – e muitas – para a concepção de projetos para o segmento – meses de pesquisa, visitas aos principais eventos do segmento no mundo, avaliação do momento corporativo e comercial de cada marca, relacionamento com fornecedores e agências internacionais com experiências em montagens e desenvolvimento de projetos para a indústria automotiva.

Tudo isso faz parte de um planejamento estratégico bem feito e de uma linha criativa assertiva. Cada produto tem seus diferenciais, cada marca tem sua estratégia e os públicos pontuam a concepção de uma ação.

Os mercados de duas rodas e quatro rodas são bastante específicos e de caminhões é um universo à parte. Dessa forma é preciso muita imersão em cada briefing. O maior desafio, acredito que seja entender o mercado. Sempre buscamos a atualização por meio de estudos, pesquisas, tendências, análise de comportamento de consumidor, no nosso mercado nacional e no que rola lá fora.

Nossas equipes precisam estar sempre up the date com o que está porvir, conceitos relevantes para o mercado e as marcas. Além de trazer essas referências e análises externas, fazemos a lição de casa com as marcas que atendemos: entendimento da marca, do contexto corporativo, do público, dos concorrentes, além de estrutura, tecnologia, performance, intervenções, etc., para criar o diferente.

Promoview: O marketing de incentivo, em momento de crise, é importante para superar as adversidades?

Fabiana Schaeffer: Sim. O marketing de incentivo é uma das ferramentas da área do live marketing que vem se destacando neste ano para driblar os tempos de crise. O mercado tem apostado na ativação de equipes, tanto na indústria quanto no varejo, para fazer a diferença nas vendas.

O setor de eventos sofreu uma queda. Mas é possível deixar de fazer um evento, mas uma campanha de incentivo, por exemplo, para motivar o funcionário a vender mais, não pode deixar se ser feita. É preciso incentivar a participação dos envolvidos para alavancar a força de vendas. Manter equipes de vendedores sempre motivadas é um desafio constante.

Promoview: A Netza tem atuado bastante nesse segmento?

Fabiana Schaeffer: Sim. A Netza conta com a excelência estratégica e criativa e o entendimento desse mercado há mais de dez anos. A empresa tem a solução completa para uma ação de incentivo: ótima criação, apuração e mensuração efetiva de resultados e mecanismos de premiação como o catálogo para a escolha de produtos, viagens e o cartão-premiação, próprio da Netza.

A agência já criou inúmeras ações e campanhas de incentivo para clientes, e, dentre os cases mais recentes, estão o “Grande Feirão das Galáxias”, da Samsung e Claro, com o foco voltado aos promotores que fazem positivação de lojas; A campanha da Vivo/Nokia, em que os vencedores ganharam uma viagem com tudo pago para Las Vegas e a campanha de incentivo Clube Mais da Telefônica Vivo para parceiros de negócios B to B e de venda presencial.

Promoview: Quais são suas expectativas para 2016?

Fabiana Schaeffer: São as melhores, embora acredite que a crise ainda estará por aqui. As pessoas e marcas precisam pensar diferente e inovar para se sobressair neste momento, e, para isso, o investimento em ações de marketing é o melhor caminho.

Por Camile Kogus.

Indicar para um amigo: