Congresso da ADVB aponta oportunidades em meio à crise

Em  meio a perspectivas negativas do atual cenário econômico, buscar novos caminhos e oportunidades para o mercado gaúcho é o desafio a que se propõe o 24º Congresso de Marketing ADVB/RS.

A edição deste ano leva o tema “O Futuro será de quem estiver preparado”, e a novidade ficará por conta do amplo debate que ocorrerá entre empresários locais e os palestrantes convidados, a fim de avaliarem soluções mercadológicas para a economia adversa.

Congresso de Marketing ADVB

Três especialistas em crise, a exemplo do consultor de negócios e ex presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo, Francisco Valim – que contribuiu para sanar as finanças de corporações de diferentes ramos ao longo de períodos difíceis da economia do País – dividirão o palco com o curador do evento e presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel.

 

“Queremos debater cada tema abordado com maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa realidade local.” justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1º de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e deve contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de acadêmicos e imprensa.

O novo formato vai tornar o congresso mais dinâmico. Serão três grandes painéis, seguidos de conversas com empresários gaúchos. Entre eles, o sócio-diretor da 3yz, Roberto Sirotsky; Sérgio Maia, managing partner da Trust & Co Investimentos e conselheiro de empresas como Vonpar e BSBios; e o vice-presidente de Televisão da RBS TV, Antonio Tigre.

Também estarão presentes o fundador da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação (Emapi), Juan Pablo Boeira, o pró-reitor de Administração da Unisinos, João Zani e o doutor em Comunicação e palestrante, Dado Schneider.

“A crise não é universal.”, garante o consultor Francisco Valim, que será o primeiro painelista do dia. Ele falará sobre os cenários desafiadores das empresas em transformação e destacará a importância dos gestores das corporações visualizarem e aproveitarem as possibilidades que surgem em momentos difíceis.

O consultor sinaliza que onde existir planejamento e estratégias implementadas de forma eficiente, dentro do contexto de cada companhia, não há motivo para preocupação. Contando com a experiência de quem salvou mais de uma empresa da falência, ele irá fazer um comparativo de cases de companhias em que ele atuou em momentos de dificuldades e outros em que o cenário econômico ajudou.

“A ideia é apresentar referências e analisar as estratégias para cada modelo. Mas é preciso deixar claro que aqueles que não estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o capitão do barco, para se comportar como passageiro, à espera do fim da tempestade, o que é muito inseguro.”, afirma.

Para o especialista, o período de turbulência exige que as empresas transformem seus canais de comunicação e de vendas em ferramentas mais eficientes. “Ao contrário de cancelar o investimento, que é o que muita gente faz, focar nesta oportunidade de ganhar espaço no mercado será um diferencial.”

Ao reforçar que, este ano, o evento propõe uma abordagem inspiradora e aplicável à realidade das empresas gaúchas, Vontobel concorda que “acima de tudo, não é momento para se deixar abater. É duro, desagradável, mas precisamos manter a confiança no enfrentamento e no futuro.” desafia o presidente da Vonpar.

Foto: Divulgação.
Ricardo Vontobel

Ricardo Vontobel.

Para Vontobel, mesmo aqueles que não se prepararam para o pior podem driblar as dificuldades apresentadas pelo mercado. “Nestes casos, é fundamental entender o momento atual, agir com rapidez na correção de rumos, e ser capaz de retroceder quando necessário.”, opina.

Para o palestrante internacional, Federico Pistono, consultor para o Google Europa e autor do livro “Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz.”, as ferramentas tecnológicas modernas permitem que pequenas e ágeis companhias assumam o lugar de conglomerados gigantes que não investirem em inovação.

“Se as empresas não estiverem prontas para se ajustarem às mudanças rápidas, elas vão desaparecer em breve.” sentencia o ministrante. “Tendências e tecnologias que você não pode ignorar.”

O futurista italiano explica ainda que as empresas unicórnio (jovens ou startups), com um elevado potencial de crescimento podem valer bilhões em pouco tempo e empregar menos pessoas que qualquer outra empresa. “Isto conduz a uma economia em que 1% de 1% leva todo o patrimônio, enquanto o resto se esforça para sobreviver.”

Um exemplo de empresa unicórnio é o Spotify, que em sete anos de operação já está avaliada em US$ 8,2 bilhões. Para apresentar as práticas e estratégias adotadas que consolidaram o Spotify, o diretor-geral para a América Latina da companhia, Gustavo Diament, estará presente no evento, compartilhando o case e suas experiências.

“Nossa responsabilidade não pode ser simplesmente fazer um bom marketing; mas sim redefinir constantemente como se fará um bom marketing no futuro.” concorda o vice-presidente mundial da Coca-Cola, o mexicano Javier Meza Robayo. Ele irá apresentar o case baseado nos aprendizados da marca de bebidas.

“Nós temos evidências quantitativas da relação inquebrantável e estreita que existe entre a marca, a categoria e a companhia.” destaca o palestrante.

Em tempos de crise financeira, o vice-presidente da Coca-Cola revela: “Nossa principal prioridade nesse momento é ficar próximo do bolso e do coração do consumidor, sem perder de vista a saúde financeira de nosso negócio.”

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail[email protected]advb.com.br ou pelo telefone (51) 3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.

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