Mercado de luxo investe em brindes excepcionais

Hotéis, lojas de departamento e restaurantes de luxo estão sempre ampliando os limites da grandiosidade para impressionar seus clientes. E o que poderia fazer com que um hotel ou restaurante parecesse mais generoso do que um drinque ou um pacote de suíte que inclui um diamante de verdade? Mesmo que o Martini de US$ 10 mil que vem com uma joia não saia muito, ele sem dúvida gera publicidade e dá um toque de esplendor a um cardápio de coquetéis.

Qual é a vantagem de marketing dessas ofertas de pacotes extravagantes?

Foto: Luis Davilla/Getty Images.diamantes

“As pessoas extraordinariamente ricas querem uma história para contar ou uma experiência que possa ser compartilhada nas redes sociais.” disse Allen Adamson, especialista em divulgação de marca e presidente do conselho da Landor Associates. “O mundo das marcas de luxo está se transformando rapidamente no mundo do ‘você conseguiria superar isso?’”

Uma pessoa em viagem de negócios talvez espere de um hotel e de um restaurante apenas uma boa refeição e uma boa noite de sono, mas quem viaja e sai para jantar por prazer geralmente quer prolongar esse momento por meio do Facebook, do Instagram ou do Snapchat.

Faz mais ou menos dez anos que contar histórias sobre as próprias experiências se tornou tão importante quanto a experiência em si.

“Para início de conversa, comprar um diamante já é por si só um gasto extravagante.” diz Adamson. “Então, receber um diamante como parte do pacote de um hotel ou restaurante é material para uma publicação impressionante nas mídias sociais e uma história única para as festas.”

Tudo isso sem mencionar a cobertura que um hotel ou um bar irá ganhar na mídia quando anunciar esse benefício tão incrível. Por exemplo, o Blue Bar, do Algonquin Hotel, começou a oferecer o Martini on the Rock — há uma década.

Poucas pessoas alguma vez bebericaram um deles, mas, de acordo com o gerente de Marketing Nicholas Sciammarella, é um “algo que continua rendendo frutos”.

“Servimos um há um mês e demos a notícia exclusiva ao Daily News.” disse Sciammarella em uma entrevista por telefone. Um cavalheiro do Texas permitiu que a experiência dele fosse documentada na coluna de fofocas desse jornal. O drinque também colocou o hotel na rede nacional de televisão e em jornais internacionais. “Isso sempre volta a aparecer na mídia.” explica Sciammarella. “Se você procurar ‘comidas, bebidas ou itens extremamente caros’, sempre aparecemos nos resultados.”

De certo modo, toda vez que um cliente compra uma experiência exacerbada com um diamante, é quase como se ele estivesse comprando uma propaganda gratuita para o hotel.

Fonte: Jack Ellis/Bloomberg.

Indicar para um amigo: