Holanda ganhará estradas feitas com plástico

A produção de asfalto é responsável por jogar na atmosfera cerca de 1,6 toneladas de poluentes todos os anos. Em países em que o inverno é rigoroso, como na Holanda, o material nem sempre aguenta as variações de temperatura nas ruas e a manutenção exige demoradas obras, que podem trancar pistas, causando congestionamento e poluição.

Com o intuito de resolver esses problemas, uma empresa chamada VolkerWessels propôs usar plástico reciclado para construir em Roterdã, na Holanda, estradas mais sustentáveis, duradouras e simples de instalar.

estrada-plasticoSegundo a companhia, o novo conceito de estrada é feito com plástico reciclado e pode enfrentar temperaturas entre 80 e – 40 graus Celsius, além de fornecer uma estrutura subterrânea completa para abrigar cabos e dutos.

A pavimentação poderia ser pré-fabricada, moldada de acordo com as necessidades de cada projeto, e então instalada, poupando tempo e evitando ainda prejudicar o fluxo de trânsito. Se estradas de asfalto demoram meses para serem concluídas, as estradas de plástico poderiam ser feitas em semanas.

estrada-plastico3

“O plástico oferece todos os tipos de vantagem, comparando-se ao modo como as ruas e estradas são feitos atualmente, tanto na construção das ruas como na manutenção delas.“ afirmou Rolf Mars, um dos executivos à frente do projeto.

Embora ainda esteja em fase conceitual, a estrada de plástico será testada em Roterdã e a obra deve ser concluída em até três anos.

Indicar para um amigo: