Ação promo da Nestea propõe palavra para o dicionário

Foi com tom de “revolução léxica” que a Nestea, em Portugal, propôs como uma das ações de sua campanha promocional de verão, a inclusão de uma nova palavra no dicionário: Mudasti. A marca baseou-se num estudo da empresa Marktest que concluiu que 98% dos consumidores de chá gelado já ouviram a expressão.

Agora, a Nestea quer recolher assinaturas nos pontos de venda e na internet. No primeiro, a marca vai avançar com uma ação promocional em que oferece um dicionário com o novo acordo ortográfico na compra de um pack com seis embalagens do iced tea.

De acordo com o manifesto da campanha promocional, mudasti é uma palavra “que se impôs no léxico da nova geração e cujo significado já está enraizado na cultura popular portuguesa. Como novo termo do Português moderno, Mudasti começou a ser utilizado em 2005, a partir de um repto publicitário que incitava todos os portugueses a mudar de iced tea (chá gelado).

Rapidamente os portugueses se apoderaram da palavra, encontrando nela a definição ideal para incentivar a mudança de um modo geral. Uma palavra curta que se tornou um incentivo para abandonar um passado pouco memorável e agarrar um futuro digno dos sonhos de cada um.

“Hoje, são imensas as palavras insignificantes, com sentidos imperceptíveis, como “opidano”, “ingresia” ou “exaurir” que se mantêm presentes nos dicionários da Língua Portuguesa. Ao mesmo tempo, encontramos nos mesmos dicionários palavras que há muito gostaríamos de ter deixado de utilizar como “crise”, “imposto”, “desemprego” ou “pobreza”. Exigimos justiça. Se palavras como estas têm um espaço no dicionário, Mudasti merece o seu lugar!”, propõe o imperativo moral e linguístico.

É claro que a ação promocional deu muito o que falar, e várias organizações se manifestaram em oposição à inclusão do termo no dicionário. A Nestea, no entanto, seguiu com suas comunidades sociais crescendo e oferecendo brindes e prêmios para os fãs.

Entre os prêmios distribuídos, estavam 15 notebooks da Toshiba. A campanha também pediu que os fãs enviassem vídeos em prol da campanha para concorrer a um dia com um consultor de moda no valor de 500 euros. A campanha publicitária contou com spots para rádio produzidos pela Garage Films, presença na mídia tradicional e cinema, bem como ações de ponto de venda e on-line e foi até o final de agosto.


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