Muito além da festa

Por: Débora Tenca

O fim do ano começa a apontar no horizonte e muitos profissionais de RH sentem um friozinho na barriga só de pensar na festa de confraternização da empresa.

Com tantos convidados que – ao mesmo tempo – se sentem donos da festa, é sempre difícil atingir os mais diferentes níveis de expectativas e desejos. E correr atrás da tentativa maluca de responder aos anseios de cada funcionário certamente é o caminho mais rápido e direto para uma crise nervosa e um evento mediano.

Então, por que seguir em frente? Não seria melhor pra todo mundo desistir desse esforço conjunto e ainda economizar esse montante para a empresa? A resposta é clara, não!

Foto: Reprodução.

confraternização-na-empresa

Ouvindo diversos profissionais de RH e discutindo com psicólogos e terapeutas organizacionais, chega-se à conclusão de que esse evento é fundamental para manter o crescimento da empresa.

Segundo Deepak Chopra, em sua participação no Sage Summit, que aconteceu no mês de julho na cidade de Nova Orleans, a fórmula para empresas mais humanizadas passa pelo conceito de “atenção plena” cultivando relações humanas de qualidade para acionar uma cadeia de satisfação.

“Clientes estão felizes se os empregados estão felizes. E os investidores estão felizes se os clientes estão felizes.”, diz Chopra.

Energia, astral, vontade, motivação, alegria, incentivo, não importa a palavra, o que importa é o resultado prático no dia a dia da companhia que crescerá mais ou menos, nos próximos 12 meses, de acordo com seu ânimo, com a vibração de seus colaboradores.

A conclusão, então, é que o importante é festejar o “início” de uma nova e mais promissora fase e não o “fim de mais um ano”. Para isso vamos listar alguns pontos que podem ajudar a suavizar o caminho para o sucesso desse evento.

Planejamento – Pensar a festa com antecedência é fundamental. As empresas disputam lugares, atrações e as atenções de seus funcionários em uma época onde as comemorações são constantes.

estrategia-festa

Comunicação – Esse é um dos melhores momentos que sua empresa tem para se comunicar com o público interno. Aproveite e estude a estratégia de branding da companhia para orientar todas as suas decisões.

Depois disso, pesquise, analise e converse com o maior número possível de colaboradores para entender o clima corporativo. “Aqueles que ignoramos empregados e as pessoas à sua volta provocam o desengajamento.”, declara Deepak Chopra.

Criação – Quando você sabe “o que” deseja falar, chega a hora de saber “como” falar. Uma agência de live marketing é o melhor parceiro nesse momento. Com expertise em criação, produção de eventos, promoções, ativações de marca e tudo mais que acontece “ao vivo”, a agência certa vai desenvolver para você uma festa que vai comunicar de maneira inovadora o que sua empresa precisa, e, ainda, trará ideias para uma festa animadíssima e diferente a cada ano.

Estilo – Sua festa será à noite, com DJ ou banda? Ou é melhor fazer um evento diurno e convidar também as famílias? Para decidir qual o estilo do evento, observe atentamente os seus colaboradores, analise a mensagem que está sendo passada e entenda qual o posicionamento de marca de sua empresa. Se orientando por esses três pontos, você vai acertar na escolha.

show

Produção – Depois de tudo aprovado, se tiver escolhido a agência certa, você poderá relaxar. Tudo será produzido com um cuidado especial, sem sustos e na hora correta. Mesmo que eventualidades aconteçam (e elas podem acontecer a qualquer momento), uma equipe séria, profissional e comprometida deixará você sempre tranquilo.

Diversão – Nunca perca de vista que o importante é ver toda a equipe se divertindo unida. Então, mesmo que haja uma apresentação mais institucional e bastante formal na abertura da festa, saiba que é essencial deixar os funcionários à vontade para que todos aproveitem esse momento especialmente pensado, criado e produzido para eles.

Então, aproveite esse momento para ir além da festa, transformando esse evento em incentivo, mostrando para quem faz sua empresa crescer que você acredita neles e no sucesso do próximo ano.

debora-tenca

Indicar para um amigo: