Unicesumar promove concurso de gastronomia

A Unicesumar está com um concurso aberto para alunos e profissionais da área de gastronomia intitulado Chefe Revelação Unicesumar, que tem por objetivo fazer com que os candidatos se inspirem em produtos e pratos de regiões diversas, colocando em evidência a cultura gastronômica brasileira.

Com o slogan “Gastronomia é cultura que se come”, a competição está aberta à pessoas de todo o Brasil. O resultado do concurso será conhecido durante a Semana de Gastronomia Unicesumar, que acontece de 02 a 04 de setembro, na sede em Maringá.

Foto: Divulgação.Unicesumar concurso de gastronomia

O aluno selecionado do Ensino a Distância, de qualquer parte do Brasil, terá todas as despesas de viagem e hospedagem pagas pela Unicesumar para participar dos três dias de evento e apresentar seu prato durante o concurso.

A seleção das receitas inscritas no concurso será feita por uma comissão formada por um chefe de cozinha, um crítico da área gastronômica e um empresário do setor de restaurante, que irão avaliar e selecionar duas receitas de cada categoria.

Dentre os critérios de avaliação, serão levados em conta a criatividade, a inovação e a fidelidade ao tema.

Entre as diversas atrações da Semana constam oficinas práticas e palestras-show ministradas por chefs renomados. Nomes como Flávio Federico, reconhecido por revolucionar a arte de fazer sobremesas criativas e sublimes, Bárbara Verzola e Páblo Pavón, do restaurante Soets, de Vitória e o chef Guga Rocha, apresentador do programa Homens Gourmet, da FOX Life, estão entre os convidados.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Gastronomia da Unicesumar, Janaina Leal, o evento tem como objetivo discutir as temáticas atuais da área e trazer profissionais de destaque para estreitar conhecimentos com alunos e a comunidade em geral.

“O objetivo da mostra é valorizar o ideal da gastronomia genuinamente brasileira, reforçando o processo de conhecimento entre academia e mercado. A gastronomia brasileira é trabalhada na matriz curricular do curso, o que confere aos alunos propriedade sobre o tema. Ao encararem desde as primeiras etapas da formação esta consciência sobre a variedade da culinária do País, nossos estudantes serão, no futuro, profissionais gabaritados para acompanharem a nova tendência do mercado: da valorização e resgate dos ingredientes e receitas locais.”, declara Janaina.

Indicar para um amigo: