McDonald’s University ganha novo currículo

Referência internacional no treinamento de pessoas e desenvolvimento de líderes, a McDonald’s University, também conhecida como “Universidade do Hamburguer“, reinaugurou oficialmente no último dia 27/04, suas instalações no Brasil após ampla reforma estrutural e conceitual.

Localizada em Alphaville, Barueri (SP), ao lado da sede da empresa no País, a instituição passou por uma reestruturação de seu edifício durante quatro meses e agora traz uma nova grade de cursos, estabelecendo-se como o centro difusor de conhecimento e cultura da empresa. Além disso, houve a inclusão de itens sustentáveis na construção que têm o objetivo de garantir o uso racional dos recursos naturais.

A McDonald’s University foi uma das primeiras universidades corporativas do mundo e a primeira do setor de restaurantes. Inaugurada em 1961, em Illinois (EUA), em um restaurante McDonald’s, a instituição se destina ao ensino e à pesquisa de todos os aspectos de produção dos alimentos e operação dos restaurantes. Ao longo dos anos, ampliou suas atividades e se tornou o centro global de excelência para o treinamento e desenvolvimento de profissionais.

Além da matriz nos EUA, existem outras seis unidades desta universidade no mundo: Brasil, Alemanha, Japão, Inglaterra, China e Austrália. A unidade brasileira, administrada pela Arcos Dorados, é a única da América Latina e oferece cursos e treinamentos para funcionários e parceiros do sistema McDonald’s de 19 países da região. “Nossa marca é internacionalmente reconhecida por valorizar e investir na qualificação e no aprendizado constante de seus funcionários e parceiros. Com esta reforma da McDonald’s University, passamos a oferecer ambientes ainda mais humanizados, modernos e conteúdos sempre atualizados, de acordo com as exigências do mercado e do nosso negócio”, diz Íris Barbosa, diretora de Treinamento da Arcos Dorados.

Mais de 52 mil pessoas de toda a América Latina já participaram de cursos e atividades educacionais na unidade brasileira da McDonald’s University desde sua inauguração em 17/10/97. A maioria dos cursos é dirigida a funcionários de diversos níveis gerenciais e de liderança, tanto dos escritórios, quanto dos restaurantes. Franqueados e fornecedores do Sistema McDonald’s também podem frequentar as atividades e a instituição oferece ainda palestras e visitas abertas à comunidade, estudantes e interessados em geral.

Nova grade de cursos

A nova oferta de cursos da McDonald’s University vai garantir um processo de educação contínua para funcionários do McDonald’s e convidados. “Com a nova organização curricular, a McDonald’s University continuará a atender sua missão de transmitir os pilares da marca – qualidade de produtos e serviços, em um ambiente com rigorosos sistemas de limpeza, higiene e segurança alimentar, por um justo valor ao cliente -, a fim de transformar conhecimento em resultados para o negócio e promover o desenvolvimento pessoal”, diz Íris Barbosa.

A partir de um currículo global, a McDonald’s University oferece cursos técnicos, comportamentais e administrativos organizados em três escolas:

Escola de Excelência Operacional

Os cursos contemplam as áreas de “Serviço ao Cliente”, “Produtos, Processos e Equipamentos” e “Gestão de Segmentos”. São apresentados os conteúdos e ferramentas para que os profissionais possam atingir a excelência na operação dos restaurantes.

Escola de Negócios

“Tecnologia e Inovação”, “Gestão Estratégica” e “Finanças” são os tópicos abordados nesta escola, que oferece aos profissionais o embasamento para administrar o negócio de forma a atingir resultados e agregar valor à marca.

Escola de Liderança

Com foco na área comportamental, os cursos da Escola de Liderança habilitam alunos nos campos de “Gestão de Pessoas”, “Cidadania e Cultura Corporativa” e “Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.

Além disso, a McDonald’s University tem parcerias com algumas das mais renomadas instituições de ensino da América Latina, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Fundação Instituto de Administração (FIA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Universidade Paulista (Unip).

As parcerias com FGV, FIA e Unip facilitam o acesso dos funcionários a cursos de graduação, pós-graduação e MBAs destas instituições, por meio de bolsas de estudo ou descontos relevantes. Já a parceria com o Senac-SP tem o objetivo de certificar os atendentes de restaurante do McDonald’s, que recebem uma qualificação e passam a ser denominados em carteira de trabalho como Técnicos de Qualidade e Serviços.

Há ainda um convênio com a área de Ensino à Distância do Senac-SP para oferecer cursos de Marketing, Finanças e Recursos Humanos aos líderes de restaurantes e de departamentos chave dos escritórios.

Indicar para um amigo: