Catálogos com Pontos Perdidos: Como mudar essa situação?

Ao iniciar o planejamento para a implantação de uma ação de marketing de incentivo ou de recompensas em uma organização muitos fatores devem ser analisados. Sempre é necessária atenção em todos os processos, da interface passando pela mecânica de pontuação e chegando a um catálogo com um mix de produtos interessante para o premiado.

Todos os fatores que acabamos de citar são partes importantes para que qualquer campanha tenha o mínimo de adesão e resultado esperado. Porém, o que acontece quando temos todas essas etapas cumpridas com qualidade e mesmo assim não vemos os resgates acontecerem?

programa de pontos

Bilhões de Pontos são Perdidos Todos os Anos

Um levantamento do Banco Central junto a emissoras de cartões de crédito chegou a conclusão de que, apenas em 2014, cerca de 53,4 bilhões de milhas expiraram por falta de uso. São números grandiosos. É o equivalente a 24% de toda a pontuação conquistada no mesmo período. E o pior, isso é só a ponta do iceberg.  Mas quais seriam as causas para isso?

Uma das causas para esse problema é, por exemplo, a dificuldade que o premiado tem para trocar os pontos devido aos prêmios custarem mais pontos do que o valor que os premiados têm para gastarem. Outro fator importante é que há um problema na comunicação dos premiados de como eles podem participar das campanhas, trocar seus pontos e obterem seus prêmios.

Uma terceira razão facilmente detectada é a falha no objetivo de manutenção do interesse do premiado no andamento da ação em questão.

Na medida em que a organização falha em dispor no catálogo de prêmios produtos de menor valor, mais fáceis de serem adquiridos, não consiga engajar e manter interessados os seus participantes e também não consiga informar seus participantes da quantidade de pontos que eles têm e como podem fazer para resgatar seus prêmios, temos o cenário propicio para uma campanha com um grande numero de pontos sem utilização.

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Ao contrário do que o senso comum poderia dizer um cenário assim é insatisfatório para quem idealiza e organiza uma campanha de incentivo.

Como Mudar Essa Situação

Falar de soluções para os problemas é a parte mais interessante desse texto e, como nós sempre gostamos de dizer, são soluções simples e de fácil implantação, mesmo em campanhas já em andamento. Vamos a elas:

1 – Disponha prêmios das mais diferentes faixas de preço. Com variedade o premiado poderá escolher um prêmio mesmo se ele não tiver uma grande quantidade de pontos.

2 – Procure saber o que os participantes desejam. Sabendo as expectativas de cada um é mais fácil tentar alcançá-las. Pesquisas, áreas de sugestão e opinião são formas úteis de manter os ouvidos abertos às sugestões dos participantes.

3 – Comunique os participantes dos pontos que eles conseguiram acumular. Um bom uso da comunicação pode render resgates extras e incentivar que o engajamento do participante aconteça.

A WLC tem soluções que abrangem essas três etapas.

1 – Durante o planejamento e durante a vigência da campanha oferecemos uma ampla gama de produtos nas mais variadas faixas de preço.  Também oferecemos como opção de catálogo o Pontos+Dinheiro, onde o participante pode usar seus pontos e pagar uma parte do produto em dinheiro, facilitando o resgate.

2 – Nossos catálogos também dispõem da função quizz. Com ela, o organizador pode, entre outras coisas, saber o nível de satisfação do participante com a campanha.

3 – Oferecemos auxílio na comunicação durante a campanha. Você pode informar seu participante de promoções durante a campanha e também dos pontos disponíveis para utilização através do e-mail marketing e também do SMS. Ambas as forma tem obtido grande aceitação e já é comprovado que após os disparos de mensagens  o volume de resgates tende a aumentar significativamente.

Então saiba que sempre que for pensar em uma ação de marketing de incentivo, é preciso também contemplar os fatores mencionados acima e se estiver planejando uma campanha para a sua organização, conte com a WLC para fornecer as melhores soluções.

Fonte: Equipe de Redação da WLC – Blog do Incentivo.

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